Transtorno mental pelo uso de videogame (extraído da CID-11)



"O distúrbio do uso de videogames é caracterizado por um padrão de comportamento persistente ou recorrente de jogo ('jogos digitais' ou 'videogames'), que pode ser online ou offline e se manifesta por: 


"1. deterioração no controle sobre o jogo (por exemplo, início, frequência, intensidade, duração, término, contexto); 


"2. aumento da prioridade dada ao jogo no grau que se opõe a outros interesses e atividades da vida cotidiana; 


"3. continuação ou aumento do jogo, embora tenha consequências negativas.


 "O padrão de comportamento precisa ser suficientemente severo para levar a uma deterioração significativa em uma área pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento. O padrão de comportamento pode ser contínuo ou episódico e recorrente, e é geralmente evidente durante um período de pelo menos 12 meses para o diagnóstico ser atribuído, embora a duração necessária possa ser encurtada se todos os requisitos diagnósticos forem atendidos e os sintomas forem severos."


Fonte: CID-11, Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde, Décima Primeira Versão, 2018. Acessada na versão em espanhol em https://icd.who.int/browse11/l-m/es. Livre tradução pelo organizador deste site.


Observações importantes:

- O conteúdo transmitido neste site visa divulgar informações oficiais ou consensuais no campo da psiquiatria e áreas afins, não tendo caráter clínico ou terapêutico, e sim de divulgação de conhecimento mais assertivo. Caso deseje uma avaliação particular sobre alguma situação específica, procure um médico ou outro profissional de saúde mental;

- Os diagnósticos da CID-11 ou DSM-5 aqui apresentados não são feitos para o autodiagnóstico, e sim uma padronização para orientar profissionais da área de saúde. É preciso ter cuidado para não se identificar em demasia com algum diagnóstico lido, ou entender tais diagnósticos de maneira equivocada ou demasiadamente abrangente ou subjetiva. Para conclusões e tratamentos adequados, se for o caso, procure um profissional qualificado;

- A CID-11 entra oficialmente em vigor em primeiro de janeiro de 2022. Antes disso, a CID-10, lançada em 1990, veio a ser o guia oficial de diagnósticos da Organização Mundial de Saúde.